Como funciona um sistema de gestão ambiental?

No sistema de gestão ambiental temos diversas metas e objetivos para serem cumpridas que fazem parte da política ambiental da empresa e você vai planejar diversas ações para atender esse objetivo.

Podemos dizer que o coração de um sistema de gestão é ciclo PDCA (planejar, fazer, checar e agir) este ciclo é uma ferramenta que orienta no processo de melhoria contínua.

O primeiro ponto é o planejar – Exemplo: como que eu vou tirar boas notas? Eu preciso fazer um planejamento para conseguir alcançar esse objetivo.

Segundo ponto é o de realizar: colocar em prática aquilo que foi planejado.

Exemplo: Prestar atenção na aula, fazer os exercícios e estudar um pouco a cada dia.

A terceira etapa é a de verificar: onde é comparado os resultados obtidos com os objetivos para verificar se foi alcançado.

Último passo é o de agir, verificar o que pode ser melhorado e manter o que já está em um bom funcionamento.

Agora vocês sabem como funciona o PDCA ficou muito mais simples entender como funciona um sistema de gestão ambiental, do ponto de vista da gestão ambiental temos a série ISO 14000 que são o conjunto de normas internacionais onde a ISO 14001 é a mais conhecida, pois é nela que são estabelecidos requisitos para a certificação e um sistema de gestão ambiental.

Lembrando: A implementação dessa norma não é uma obrigação legal, a empresa pode optar ou não pela sua certificação.

sistema de gestão ambiental

Por que uma empresa se certificaria no sistema de gestão ambiental?

São muitos benefícios, ao realizar a sua implementação a empresa deverá avaliar todo o seu processo produtivo para verificar quais são os gargalos e onde está ocorrendo perdas e assim aumentar a eficiência do processo diminuindo custos e aumentando a produtividade, além disso, a empresa terá que mapear todos os requisitos legais para a sua operação assim ela garantirá que todo o seu procedimento está em conformidade com as leis e normas ambientais diminuindo risco de autuações e acidentes ambientais, ou seja, diminui o risco de multas, além disso, acesso aos novos mercados, pois é muito comum que grandes empresas exijam de seus fornecedores a certificação na (ISO) 14000, para oferecer serviços e produtos.

 

Sistema de gestão ambiental

Como funciona a implementação do sistema ?

A implementação do sistema de gestão ambiental é dividia em cinco etapas:

Política ambiental: contemplar itens como atendimento aos requisitos legais, a estrutura, a melhoria contínua e entre outras.

Planejamento: Objetivos e metas a serem alcançados e definir quais são os requisitos legais para sua operação, também tem que ser feito o levantamento dos aspectos dos impactos ambientais.

Implementação e operação: definir os principais pontos de um sistema de gestão, como estrutura organizacional, responsabilidades, comunicação, treinamentos, controle operacional e de documentos, preparação de atendimento a emergência e entre outros.

Verificação e ação corretiva: Monitoramento e controles dos aspectos já levantados para verificar se a empresa está seguindo de acordo com o programa de gestão ambiental previamente definido.

Análise crítica: São verificadas possíveis necessidades de alteração da política ambiental da empresa ou de seus objetivos e metas, é o tempo de se parar e olhar o que já foi feito e verificar o que pode ser melhorado, pegar as não conformidades e promover ações para resolvê-las, isso significa que todo sistema de gestão ambiental deve passar por uma revisão e uma análise crítica, de modo a implementar a melhoria contínua.

 

É importante que os procedimentos faça parte da rotina da empresa para que os objetivos e metas possam ser cumpridos, o sistema de gestão ambiental não pode funcionar apenas por uma pessoa, ele depende da colaboração de todos envolvidos, inclusive da liderança.

A norma passou por uma nova atualização em 2015, agora prevendo uma melhor comunicação e conscientização de todos os envolvidos no sistema de gestão ambiental para entender quais são os impactos relacionados a cada atividade, vejam então que o sistema de gestão ambiental ganha cada vez mais relevância, ele é um dos passos para a busca do sistema sustentável aliando a proteção ambiental com atendimento as necessidades econômicas.

 

Leia outros artigos no nosso blog!

 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin