BLOG

Como funciona a operação do Posto de Combustível

A rotina diária dentro de um Posto de Combustível é extremamente dinâmica, mas também possui vários tipos de critérios e normas a serem seguidas. Diariamente centenas ou até milhares de veículos e pessoas passam pelo estabelecimento, onde os clientes abastecem seus veículos, efetuam a compras dos produtos, desfrutam da loja de conveniência e dentre todos os outros variados serviços, que são disponibilizados nos postos atualmente. Dentro de todo esse cenário, há uma sequência de regras e procedimentos, para que tudo possa funcionar corretamente, com toda a qualidade e segurança necessária.

É exigido que por trás de toda a logística interna do posto de combustível, que ele atenda as normas do órgão ambiental, devendo estar em total conformidade com as leis vigentes do estado, como por exemplo a Cetesb, que é o órgão responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição em São Paulo.

Posto de combustível

Como ocorre a contaminação no Posto de Combustível?

As contaminações do solo e da água subterrânea podem ocorrer de diversas formas, como por exemplo desde a chegada do seu principal produto, que é o combustível. O motorista de um caminhão-tanque chega no posto de gasolina e antes que seja realizada a descarga e o abastecimento dos tanques do local, é iniciado um procedimento de verificação da qualidade do combustível, (essa conferência é realizada por um funcionário treinado e capacitado no posto de combustível) e se tudo estiver correto, dentro das concentrações exigidas pela ANP (58/2014 e 42/2011), é autorizado a descarga do combustível recebido. Essa descarga sempre deve ser efetuada em um local apropriado para esse tipo de transbordo, onde é necessário possuir um solo impermeabilizado com valas, caixas separadoras de água, óleo e dentre outros cuidados gerais na área, evitando assim gerar um passivo ambiental.

A contaminação do solo e água subterrânea também pode vir através de uma má armazenagem dos tanques enterrados no solo, falta de fiscalização nas caixas de contenção e descarte indevido dos contaminantes gerados do posto de combustível.

Há também casos em que a contaminação ocorre devido a acidentes e desastres ambientais, como por exemplo o vazamento de óleo de uma carreta, uma ruptura de um tanque ou até mesmo, um caminhão que possa tombar no local.

A Oxi Ambiental S.A é especializada na descontaminação do solo e água subterrânea, atuando no Gerenciamento de áreas contaminadas completa dos postos de combustíveis, realizando a extração de fase livre e remediação ambiental, cuidando dos mais complexos tipos de contaminantes, como por exemplo BTEX, TPH, PAH e dentre outros.

Gostou do nosso conteúdo? compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin